jotofi



terça-feira, 7 de abril de 2009

CONDUTA PROFISSIONAL




Nos últimos dias, tive a oportunidade de ler o livro As regras de ouro da conduta profissional de W.J. King, o qual trata dos princípios básicos que todas as pessoas devem seguir para se destacar no trabalho. O mais interessante de tudo, é que o livro foi escrito em 1944 e os princípios básicos estão coerentes com os tempos atuais.
Escolhi alguns pontos concernentes as leis do caráter e da personalidade que passo a compartilhar com vocês. São colocações pontuais e de grande eficácia. A primeira delas diz respeito ao fato de que você deve se dar bem com todo mundo. O relacionamento interpessoal se constitui numa das melhores referências que um profissional deve ter. O trânsito livre entre seus pares, bem como com clientes é de uma preciosidade impressionante para qualquer profissional.
Ressalte as virtudes de cada pessoa – O profissional deve pelo menos elogiar três pessoas ao dia, ressaltando as virtudes contribuindo assim para melhorar a autoestima das pessoas. O elogio é sempre uma iniciativa que proporciona um bem estar no ambiente e melhora as relações entre os diversos funcionários.
Não se mostre irritado ou impaciente – Irritação e/ou impaciência são comportamentos que muitas vezes ocasionam distúrbios nas relações interpessoais e prejudicam a produtividade no trabalho. Irritação, principalmente aquelas gratuitas, geradas por uma instabilidade emocional momentânea, constitui um verdadeiro barril de pólvora e o mais aconselhável é refletir sobre os fatos que levam a esta instabilidade e não se deixar contaminar excessivamente por eles.
Respeite as emoções e os interesses das outras pessoas – Antes de tudo respeitar o próximo da maneira que você gostaria que ele lhe respeitasse. Cada pessoa é dotada de certa carga emocional, umas mais outras menos, mas o importante é que mesmo que você não concorde com a atitude de seu colega de trabalho, você deve respeitar o que ele sente e o que ele quer.
Ajude as pessoas sempre que tiver oportunidade – Jesus Cristo já dizia que aquele que deseja ser líder primeiro terá que servir. Nós estamos aqui para ajudar as pessoas e não para brigar com elas. Finalmente uma recomendação essencial sobre todas as demais: Procure agir com justiça em todas as situações.

Nenhum comentário: