jotofi



sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Motivação



Falar sobre motivação, principalmente quando se ministra uma palestra para um público diversificado não é coisa fácil. Primeiro é preciso saber que neste caso específico, o palestrante deve atuar como um facilitador do processo. Digo facilitador, pois é necessário mais do que nunca, procurar ouvir o público. Ao ouvir o público, o palestrante poderá usar recursos como por exemplo, frases que conduzam as pessoas a momentos de reflexão.
Quando se fala da necessidade das pessoas buscarem motivação e serem persistentes lembra a frase de Albino Teixeira: "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." Muitas pessoas estabelecem seus ideais, mas não persistem na busca de conseguir seus objetivos de vida.
Esperança e confiança são combustíveis essenciais para qualquer pessoa buscar a motivação, e esta motivação vem do interior de cada um, não adianta achar que ela vem do ambiente externo. Nunca procure desestimular uma pessoa e retirar dela a esperança porque muitas vezes pode ser esta, a única riqueza que ela possui.
Não espere receber, muito pelo contrário, se deslocar gera preferência e muito facilmente você poderá chegar aonde deseja. Sempre haverá um tempo de realização, se não foi hoje, poderá ser amanhã, o importante é persistir na busca por dias melhores. Lembre-se que o jogo só termina no último minuto e alguns ainda tem prorrogação.
Você muitas vezes se desestimula por não conhecer seus limites. Você pode muito mais do que imagina. Use suas forças concentradas na busca da superação, da realização, da transformação dos sonhos em realidade. Não tenha medo de sonhar e por em prática seus sonhos. Pense positivo e lembre-se que a sorte sempre estará ao seu lado, muitas vezes disfarçada de oportunidade como disse (Elmer Letterman): “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."

Nenhum comentário: