jotofi



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Desenvolvimento Profissional


Sempre recebo pessoas que buscam orientações sobre a carreira profissional. Gosto muito de enfatizar que um dos pontos mais fortes para marcar positivamente qualquer profissional é a postura que ele adota em seu cotidiano.
Refiro-me a uma postura altamente profissional pautada pelo somatório de atributos, talentos e atitudes, principalmente quando se adiciona uma postura altamente proativa. Isto definitivamente constitui a chamada marca “você”. Sempre digo que a chave para o sucesso é pautar a busca da identidade em função de um perfil adequado ao novo, ou seja, ser claro, transparente, humilde, definir bem seus valores, suas crenças, saber que é preciso buscar o aperfeiçoamento constante.
É necessário saber que se deve estar sempre pronto para fazer o que as pessoas precisam e não o que elas querem. Outro ponto importante, é saber que o foco de seu desenvolvimento profissional deve ser direcionado para o processo e o resultado que se espera, vem em decorrência dessas ações.
Quando me refiro ao processo de busca do auto-conhecimento, digo que sempre que possível, é necessário aprender mais sobre o seu “eu”, é preciso ter coragem e discernimento para seguir em frente com seus propósitos. O processo de introspecção leva a uma reflexão sobre como você é, como os outros lhe observam e ao mesmo tempo serve para contribuir com o aprimoramento profissional no sentido de se buscar sempre que possível a excelência.
O grande desafio que se apresenta, é que em todas essas situações você deve ser autêntico e agir da maneira mais natural possível. Cabe reforçar o lembrete de que você deve saber distinguir bem suas prioridades principalmente sabendo o que fazer primeiro entre o que é importante e o que é urgente.
Finalmente, lembro o que disse Peter Drucker: Gestão de carreira é fazer certo as coisas e liderança é fazer as coisas certas.

Nenhum comentário: