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sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A prática do Servir


Se observarmos a vida de Jesus Cristo, veremos que a prática do "servir", quando ele recomendava amar ao próximo, é um exemplo de desenvolvimento de liderança e também de bom exemplo.
Exercer a liderança sobre pessoas passou a ser o novo modelo de gestão. Nos dias atuais, quando se fala muito no desenvolvimento de habilidades e de competências, deve-se acrescentar o desenvolvimento do aprender a servir. Os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos, somados à informação, geram muitas oportunidades que se traduzem em conhecimentos a serem aplicadas na arte de liderar, principalmente quando você for capaz de fazê-lo fora de seu local de trabalho.
A liderança servidora não tem o foco só nos resultados, mas antes de tudo nas pessoas que buscam alcançar esses alvos. O líder tem a atuação de um facilitador quando, ao passar a atuar junto a sua equipe, transmite motivação. Mas ser um líder servidor requer uma boa dose de aptidões que são necessárias para a boa convivência. Uma delas é a prática do “saber ouvir”. Já prestaram atenção como pessoas com traços de liderança servidora escutam bem e também prestam muita atenção a você. Outro requisito é a construção de uma boa rede de , a qual é fundamental porque ninguém vive isolado.
Outro ponto a considerar diz respeito ao compartilhamento de ações como: alegrias, tristezas, preocupações, derrotas, etc. É uma atitude que demonstra que o líder servidor não é insensível ao que se passa com os outros. Deve ser incluído nesse processo o compartilhamento junto com o grupo de colaboradores, processo esse transparente e que legitima as decisões.
O mundo em que vivemos sofre pressões diuturnamente para ser um mundo material, onde quem tem valor é a etiqueta da roupa, a marca do carro, do perfume, assim por diante. O valor atribuído às pessoas fica na maioria das vezes em segundo plano. Ao contrário da liderança usual, a liderança servidora faz com que o líder valorize as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da empresa, havendo uma perfeita sintonia entre desenvolvimento pessoal e empresarial.
Você, amigo leitor, poderia perguntar se tal tipo de liderança se adequaria à cultura empresarial brasileira. Digo-lhe que a prática da liderança servidora é feita com base na autoridade e conseqüentemente pela influência pessoal, é mais criativa e propicia um clima de maior cordialidade ente os colaboradores. Aplicar esse estilo é uma questão de visão sobre os objetivos, metas e resultados que se pretende alcançar, e uma busca contínua pelo sucesso de todos os colaboradores, dos produtos, processos e serviços ofertados pelas empresas.

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