jotofi



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ética fundamentada na natureza


Segundo o próprio Leonardo Boff, “A base de toda construção ética, cujo campo é a prática, se baseia nesta pressuposição: a ética surge quando o outro emerge diante de nós”. Embora nossa sociedade pregue por todos os lados a questão ética, no cotidiano o que se vê é que a ética é não ter ética, ou seja, é fazer tudo ao contrário do que deveria ser feito.
A ética oportuniza a todos que tratem o semelhante como deveriam gostar de ser tratados, permite discutir claramente as idéias no sentido de administrar as diferenças e nesse processo de desentendimento aparente, em que se deveria respeitar as idéias dos outros, o construtivismo seria um processo de construção permanente a partir da própria desconstrução.
Em sua dupla dimensão, o ser humano é ao mesmo tempo partícipe e co-partícipe do processo de compreender que mais importante do que um acontecimento é como você irá reagir ao próprio acontecimento. O ser humano é um produto do meio e dele dependerá constantemente, não só com o relacionamento com seus semelhantes, mas também com a própria sociedade em que ele se encontra inserido e com as questões ligadas ao meio ambiente.
A ética surge a partir do modo como se estabelecem as relações interpessoais. Pode fechar-se ou abrir-se ao outro, pode querer dominar o outro, pode entrar numa aliança com ele, pode negar o outro, não respeitando-o mas incorporando-o, submetendo-o ou simplesmente destruindo-o.
A vida humana é constituída de valores, e o homem enquanto ser humano tem uma missão a cumprir a qual é baseada em seus valores e princípios, para consigo mesmo e para com os seus semellhantes. A natureza humana do ponto de vista fixista e metafísico não é nem será nunca inflexível, mas mutável, dinâmica e construída de modo contínuo.
A natureza em si não é somente matéria. Essa visão puramente materialista ignora até mesmo a vida no solo. O solo tem vida, pois faz parte da natureza. Nesse sentido, o ser humano não possui limitações, mas apenas não sabe gerenciar bem aquilo que deseja. Veja como ele avalia o conceito da felicidade! Muitas vezes aquele que diz não ser feliz não sabe que não o é porque não põe a felicidade aonde está.

Finalmente é preciso compreender que é nas diferenças que o processo construtivo busca e consegue as soluções, mesmo em um mundo onde a virtualidade compete com o semelhante no tocante a construção de uma rede de relacionamentos.
Dizer não a processos de exclusão é fundamental. Pregar a verdadeira ética como um valor humano desejável de formação de caráter íntegro é missão de cada um de nós. A ética praticada com premissa em falsas verdades é predatória, irresponsável, individualista, perversa para com os outros, tratados com dissimetria e injustiça nos processos produção, de distribuição e de compensação. Ela é cruel e sem piedade para a grande maioria dos seres vivos humanos e não humanos. Por fim, ela ameaça o futuro da biosfera e do projeto humano.

Nenhum comentário: