jotofi



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Notícias do III Congresso Cearense de Agroecologia

O III Congresso Cearense de Agroecologia tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos científicos e práticas agroecológicos, abordando aspectos sociais, ambientais e econômicos, e incentivar a pesquisa cientifica e a extensão rural, diante de questões como a mudança climática e as conseqüências para a agricultura familiar no Estado do Ceará.
O Governo Federal ofereceu nos últimos oito anos especial apoio à agricultura familiar, que é responsável pela produção da maior parte dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira. Na última década aumentaram também os esforços da produção cientifica das ciências agrárias neste âmbito  que até então tinha sido pouco considerado.
Ocorreram avanços significativos nas áreas científicas que se integram de forma interdisciplinar no desenvolvimento da agroecologia como conceito, unindo as ciências da agronomia, economia e sociologia, além de outros, num esforço em comum de desenvolver outro modelo de desenvolvimento rural.Entretanto no Nordeste existem poucas oportunidades para um intercâmbio e consolidação de pesquisas realizadas,  apresentação de resultados e troca de experiências com o público alvo.
Portanto o III Congresso Cearense de Agroecologia juntamente com a X Agrinorte, promoverá a reunião de profissionais, estudantes e agricultores do Estado do Ceará, e de outros Estados do Nordeste, para o intercâmbio, deliberações e orientações realizando a construção do conhecimento da Agroecologia.
As sessões temáticas são:

1)    Mudanças climáticas no semiárido e manejo ecológico;
2)    Agroecologia, Economia ecológica e Economia solidária;
3)    Organização social no campo;
4)    Educação do Campo – mudança de diretrizes de ensino, pesquisa e extensão.
Maiores informações em: www.uvanet.br/cca


Nenhum comentário: