jotofi



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sobre gestão e liderança


Muitos conceitos sobre liderança chegam até confundir alguns gestores, pois algumas pessoas acham que quanto mais se complica uma certa definição, mais rígido o monitoramento do superior imediato. Na liderança tudo que é qualidade deve ser somado, ao contrário das dificuldades que devem ser subtraídas. Ninguém é líder sem se esforçar, então todo esforço deverá ser multiplicado e as tarefas divididas, incentivando o trabalho em equipe.

Líder não concentra o trabalho sobre si mesmo. Liderança é antes de tudo o exercício da capacidade de descobrir jovens talentos, consequentemente aparar possíveis defeitos e desvios de conduta, despertando competências e habilidades de tal modo que comportamentos sejam influenciados.

Outro ponto que desafia os que exercem liderança em organizações diz respeito ao fato de que liderar em tempos de aldeia global, em que se pensa globalmente e se age localmente, é a capacidade de lidar com a informação e transformá-la em comunicação. A postura do líder em lidar com um processo de comunicação eficiente demonstra que liderar uma equipe está diretamente ligado à capacidade de agir no que chamaríamos de liderança global.

Outro ponto importante é que o líder não só lidera equipes, mas antes de tudo lida diariamente com pessoas e é bom lembrar que as pessoas gostam de se sentir necessárias e ter seu trabalho reconhecido. Isto exige uma liderança facilitadora com o intuito de fornecer um ambiente propício ao comprometimento dos colaboradores, pois caso isso não se verifique, eles se limitarão a fazer somente o mínimo necessário.

É como Sidney Rezende (CBN) falou: A paixão é o combustível da caminhada pelo sucesso.

Nenhum comentário: