jotofi



terça-feira, 28 de setembro de 2010

O PARADOXO E O EQUILÍBRIO DAS COISAS

• A vida é constituída de contrastes em um verdadeiro paradoxo que se constitui na base fundamental para o equilíbrio das coisas. Isso está muito bem colocado em várias passagens do Eclesiastes. Há tempo para tudo nesse mundo! Tempo para chorar e tempo para sorrir. Eis o paradoxo das coisas contribuindo para o equilíbrio da vida.

• Vejamos o amanhecer: Segundo Renato Teixeira, cantor e compositor, “o amanhecer é uma lição da vida, de que é necessário renascer a cada dia”. Acordamos, trabalhamos, nos alimentamos e dormimos para um novo dia. E que lição temos a cada novo dia quando ao amanhecer o sol nos presenteia com boa dose de energia.

• O contraste entre as coisas contribui para o equilíbrio na vida, mas não é capaz de resolver os problemas de desigualdades sociais entre os diferentes povos, entre as diferentes nações e entre os diferentes países. Essa desigualdade reinante na maioria das vezes leva ao caos e desequilibra os momentos de Paz.

• Falando em paz, temos a nossa paz interior, a qual depende muito do fato de nós mesmos trabalharmos a construção do cidadão dentro de cada um de nós. A paz com nossos familiares, nossos amigos, com Deus e com cada semelhante com quem convivemos.

• Existem dias bons e dias maus, oscilando tal qual uma senóide, com momentos de euforia e alegria e momentos de dor e de tristeza. No primeiro caso, a humildade é a base para sabermos que não sabemos tudo e que ainda há muito que aprender. No segundo, a dor é a medida de nossa fortaleza e a tristeza, uma oportunidade para mergulharmos fundo buscando respostas para soluções por uma vida melhor.

• Que nos momentos difíceis, busquemos soluções e alternativas para superar obstáculos com o objetivo de alcançar uma vida melhor. Nos dias de alegria, a humildade e a reflexão por dias melhores constituem fatores primordiais para se saber que a linha do horizonte, existe e que existe vida além dela.

Nenhum comentário: