jotofi



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Relações interpessoais no trabalho

• A convivência diária entre pessoas no local de trabalho nem sempre é um jardim de flores. Muitos espinhos aparecem diariamente, alguns, fruto do egocentrismo do ser humano, cujo orgulho só permite olhar os outros de cima para baixo.
• Como conviver bem com os colegas e saber os limites, vivendo no trato social com respeito ao semelhante e dentro de uma cordialidade e segurança que proporcionem o bom convívio entre os pares?
• Primeiro, é aconselhável a busca pelo autoconhecimento. É ter a coragem de se olhar no espelho e ver como você é e como os outros o vêem. Quem é você? O que faz de você uma pessoa especial?

• A primeira pergunta leva você a um mergulho interior que permite avaliar sua postura e sua conduta. Será que elas são realmente o que os outros esperam de você? Pense nisso e responda com o cuidado de ser autêntico sempre. A segunda se baseia no fato de que você não é diferente, mas os outros é que são iguais.

• Será que a imagem que você apresenta está alinhada com seus valores e princípios e com os valores da organização em que você trabalha? Toda pessoa é formada por valores e princípios que facilmente conseguem distingui-la perante os demais. Esses valores e princípios também devem se apresentar em sintonia com os da organização em que você trabalha.

• Cada dia se constitui uma oportunidade única para aprendermos mais alguma coisa na vida. O que você precisa melhorar em termos de competências e habilidades? Difícil responder? Pense, mas pense de uma maneira holística, onde o todo é o somatório das partes e permite com uma análise detalhada ver cada ponto que constitui sua personalidade.


• E no final, quando você espera que tudo esteja pronto, fique ciente de que essa melhoria nos dias de hoje é um aprendizado contínuo, que exige aperfeiçoamento no sentido de você ser cada vez mais uma pessoa de bem consigo e com os outros. “Acordo de manhã dividido entre o desejo de melhorar (ou salvar) o mundo e o desejo de desfrutá-lo (ou saboreá-lo). Isso dificulta o planejamento do meu dia”. (E. B. White)


• Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta. (Marco Aurélio).

Nenhum comentário: