jotofi



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uso de recursos tecnológicos na educação




Com o advento de inúmeras inovações tecnológicas, o ensino passa por transformações no tocante a utilização de muitas dessas tecnologias. Se outrora o giz, o apagador e o quadro negro constituíam as ferramentas básicas dos professores, hoje o computador, internet, o software Power point, data show e o apontador laser, são as ferramentas mais utilizadas.

Uma análise da conjuntura educacional mostra claramente que a aula tradicional, normalmente com um estilo que não sai das quatro paredes da sala, hoje já não possui mais limites, permitindo aos professores e alunos que pensem globalmente e ajam localmente. No contexto do novo, a vida no sentido do ensino e aprendizagem ficou facilitada para professores e alunos, pois as informações encontram-se disponibilizadas a tempo e a hora, e a diversidade de informação e os diferentes pensamentos irão contribuir no processo de formação de opinião.

Cabe lembrar que, o estilo do professor muda radicalmente, pois de emissor oficial do processo de levar as informações para os alunos, agora ele desempenha o papel de um “design” ou mesmo de um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Um ponto importante é o fato de que mesmo com os recursos tecnológicos disponíveis, os livros texto não podem ficar à margem do processo educacional.

A pergunta que se faz é como o professor pode administrar melhor essa realidade? Usar o que tem direito, despertando no aluno o interesse de uma participação ativa na aula; compartilhar textos e discutir as diferentes opiniões sobre o assunto abordado, aliar conhecimentos obtidos on line com livros texto e vivências, disponibilizar conteúdo das aulas em e-mail comunitário, fazer uso de blog para postar temas de interesse e incentivar o comentário dos estudantes.

Em síntese, a distância que envolve o processo dinâmico do mundo atual e a forma tradicional de ensino gera desinteresse, desmotivação e conseqüentemente dificuldade e morosidade no processo de aprendizagem por parte do aluno. O que fazer então?

Nenhum comentário: