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quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tecnologia da Informação e Comportamentos


Cada pessoa ao acessar a internet, busca portais que apresentem produtos e/ou serviços que atendam aos seus anseios e necessidades, de tal modo que através de cada trilha virtual percorrida, ela marcará de modo claro o perfil que possui, revelando assim para o ambiente virtual sua verdadeira identidade, ou seja, qual seu estilo de vida, de gostos, até possuir seu comportamento devidamente delineado.
Partindo do princípio que cada pessoa é do tamanho dos sonhos que possui, se tornaria mais fácil, vender aquilo que elas desejam para que seus sonhos se transformem em realidade. A bem da verdade, pessoas que são identificadas pelo nome de batismo, e mais ainda pelo CPF, pois no caso de duas pessoas homônimas é o número de CPF que vai distinguí-las, agora também podem ter suas identificações através de suas atitudes e comportamentos quando acessam a internet, pois cada clique que é dado com o mouse, transformará as informações em dados.
A grande revolução consiste em transformar esses dados acumulados em informação, de tal modo a traçar o perfil dessas pessoas, e com isso, vender esses dados para empresas que oferecem produtos e serviços aos seus consumidores.
Agora, amigo leitor, você já imaginou que cada acesso em um portal, quer seja através de blog, twitter, e-mail, ou até de busca, você constrói uma base de dados sobre você mesmo de tal modo que uma pessoa que nem lhe conhece já pode descrever seu perfil?
A matemática e a estatística permitem ao homem que trabalha direto com a tecnologia da informação, tabular dados, analisá-los, compor um banco de dados sobre cada pessoa, apresentando características de suas competências, suas habilidades e seus desejos. Isso na matemática é conhecido por análise estocástica, que a partir de dados coletados se faz uma projeção da probabilidade de um dado evento aleatório acontecer ou não.
A pergunta que fica é: Os números (dados) refletem realmente quem somos? Não necessariamente, mas nem por isso devem ser desprezados. Aliás, quem já não passou pela experiência de ter um cartão de crédito clonado? Como medida correta, liga-se para a operadora do cartão e solicita-se o bloqueio imediato e junto se faz o não reconhecimento de compras indevidas para que o valor gasto seja imediatamente estornado. É lógico que a operadora do cartão, com base nos dados de suas compras anteriores verifica o seu perfil, e como as despesas estão fora da base de consumo pessoal, ela estornará o valor no mês seguinte. São os dados (números) que se transformam em informações e traçam as atitudes e comportamentos de uma pessoa.
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créditos da foto: ecogestores.blogspot.com

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