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quinta-feira, 26 de março de 2009

LINHA DE FRENTE: COMPETÊNCIAS




Muitas vezes nos referimos em alguns artigos já publicados sobre a importância dos colaboradores que se encontram na linha de frente nas organizações. Elas são tão importantes quanto seus superiores, principalmente pelo contato constante com o público consumidor. Logicamente, essas pessoas necessitam desenvolver algumas competências que são fundamentais para o sucesso de seu trabalho.
A primeira delas é o fato de estar sempre alerta. O menor descuido pode se tornar no fator responsável por baixos índices de venda, de modo que o colaborador que se encontra na linha de frente deve sempre adotar uma postura de estar sempre alerta aos fatos e às pessoas.
“Quem não comunica se trumbica” já dizia o apresentador de televisão Chacrinha. Quem lida com atendimento na linha de frente deve se comunicar bem. Quem por exemplo, trabalha com vendas, vende sonhos para atendes aos anseios e necessidades de seus clientes. Desse modo, comunicar-se bem é pré-requisito para a concretização de bons negócios.
Demonstrar confiança e lealdade é outra competência essencial para quem lida com clientes. O cliente necessita sentir confiança e lealdade por parte do colaborador que o atende. A relação entre os dois só será boa quando for do tipo ganha-ganha. Daí para completar o quesito da confiança e da lealdade é aconselhável trabalhar a empatia, de modo que é necessário para o colaborador colocar-se sempre no lugar da pessoa que ele está atendendo para que ele tenha uma visão melhor das demandas de seu cliente.
O colaborador que se encontra na linha de frente antes de tudo tem que ser altamente profissional. Ser profissional é ter uma postura ética, de respeito, de transparência, que está disposto sempre a ajudar aos outros e ser leal a missão e a visão de sua organização.
Demonstrar motivação pessoal, Organizar as atividades de trabalho
Entender a Instituição e o setor, são competências importantes que devem ser cultivadas de modo contínuo pelo colaborador para atender bem ao cliente, pois este é o seu maior patrão. Finalmente, você amigo que trabalha na linha de frente de uma organização, pense e responda: VOCÊ gostaria de ter VOCÊ como colega de trabalho?

Um comentário:

Marcia disse...

muito legal e muito pertinente...blog interessante!!parabéns!!!