jotofi



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Crise: Pontos Positivos e Negativos




A economia global que privilegiou o capital em detrimento do trabalho chega ao seu limite. É preciso repensar um novo modelo econômico que busque privilegiar o trabalho e a distribuição de renda para o mundo sair da crise em que se encontra.
Mas falando em crise, é bom lembrar que em momentos como esse é preciso que você pense em coisas positivas que possam levar você para cima, já que tudo parece desabar. Horácio já dizia: “A adversidade revela o talento; a prosperidade o esconde”. É em momentos de crise que soluções simples para problemas complexos aparecem. Não é porque o mundo se encontra em crise que as pessoas devem ficar falando dela e se lamentando. “Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio, quem não quer fazer nada encontra uma desculpa”. Este é um provérbio árabe que mostra claramente que, aquele que tem atitude, iniciativa, ousadia e sabe aonde quer chegar, toma atitudes positivas e não se esconde atrás de desculpas.
O grande Albert Einstein falando sobre crise disse: “É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias”. Em outro momento assim se expressou: “Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções”. Einstein tinha um pensamento positivo sobre a crise, pois com a experiência de gênio e cientista, sabia que a crise estimula o melhor das pessoas em sua capacidade de superar as adversidades.
Do ponto de vista de avaliar a crise pelo lado econômico, o consultor Kaku no ano de 2000, parecia antever a atual situação quando disse: “Estamos atravessando um processo de transição. Saindo da velha economia baseada no capitalismo de commodities, e iniciando um novo ciclo, baseado no capital intelectual”. Já do ponto de vista intelectual no que concerne às mudanças tecnológicas em curso, a crise é tida como uma interpretação errada que fazemos da realidade, de maneira que a sensação de crise é na verdade uma crise de modelo econômico e ao mesmo tempo uma resistência de comportamento a essas próprias mudanças.
Finalmente, gostaria de lembrar que como dizia Peter Drucker: “Os tempos de transição e de oportunidade são para empreendedores não para gestores, e que o futuro não se gere, faz-se acontecer.”

3 comentários:

Dimas de Castro e Silva Neto disse...

Caro Joaquim,
Bastante motivador, característica marcante sua.
Parabéns!

Anônimo disse...

não gostei muito e não comcordo com os joaquim faltam caracteristicas , cadê os pontos negativos e os positivos? não estão de parabéns não . ok :(

Anônimo disse...

heheheehehhehehe ta muito bom mais faltam colocar caracteristicas muito importante sobre o assunto abordado.