jotofi



sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um trote diferente.



Todos os anos nesta época, os meios de comunicação divulgam cenas de horror verificadas em algumas universidades por ocasião do ingresso de novos estudantes. Em alguns casos, os limites do inimaginável são transpostos de maneira sórdida.
Será que poderíamos receber os calouros em uma universidade de um modo diferente? Claro que sim! Os tempos são outros e aqueles que ingressam no ensino superior precisam de um trote, mas de estilo diferente, diria até, um trote de informação sobre o novo mundo da educação que se apresenta aos calouros. A mudança sentida pelo estudante que sai do ensino médio e ingressa no ensino superior é um tanto brusca no tocante aos valores, atitudes e atribuições, exigindo do calouro mais do que uma mudança de postura, mas realmente uma mudança de atitude, pois ali será o começo da formação de uma futura carreira profissional.
A Universidade Federal do Ceará, através de seu campus no Cariri, deu um exemplo de como receber os alunos calouros em seu primeiro dia de universidade. Todos tiveram oportunidade de tomar conhecimento sobre o que é a Universidade, conhecer o campus, saber o que é e o que faz cada coordenação (ensino, extensão, acadêmica, etc.), sistemas de avaliação, rotinas e procedimentos e ainda de quebra uma palestra sobre a formação de uma carreira profissional.
Informação acima de tudo, de modo que o estudante possa compreender o salto de qualidade que ele deu ao ingressar no ensino superior e mais ainda, a sinalização de atitudes e procedimentos que ele deverá adotar ao longo do curso com o intuito de formar hoje o profissional do amanhã. Parabéns à direção, aos docentes e servidores da UFC – Campus do Cariri, pelo excelente exemplo de cidadania dado aos jovens calouros.

Nenhum comentário: