jotofi



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

É tudo questão de atitude


                Existem dois tipos de pessoas muito comum em qualquer ambiente de trabalho ou até mesmo de estudo. Um é o otimista para quem tudo na vida é só questão de ter atitude e ação e alcançar os resultados e o outro o pessimista, aquele que reclama e pouco ou nada faz.
                Conviver com cada um deles exige um cuidado muito grande. Vamos começar pelo segundo. O pessimismo pode contagiar caso você assimile a postura idêntica da pessoa com tal tipo de característica. Quanto ao segundo, o que aconselho é mirar-se nos bons exemplos e se possível colocá-los em prática.
                Mas o “x” da questão encontra-se na diferença de posicionamento de cada um deles. Vamos neste caso abordar o otimista. Para ele não existe tempo ruim, pois até mesmo na época do caos, boas ideias e oportunidades aparecem e para colocá-las em prática é tão somente somar duas palavras chave: atitute e ação e ir para a luta.
                O otimista vive traçando cenários futuros para seus projetos e sempre apresenta um plano alternativo que podemos chamar de plano “B”. O planejamento faz parte de suas ações, inclusive o planejamento estratégico pessoal. Nele estão postados quem ele é, aonde quer chegar, quais as rotas a serem tomadas e os objetivos traçados, com metas, cronograma e tudo mais que tiver direito. Bom relacionamento nem se fala, pois a rede de contatos do otimista inclui pessoas ligadas direta e indiretamente aos negócios que ele gerencia e até outros que talvez ele ainda nem conheça, mas ao passar diariamente, não deixa de desejar um cordial bom dia.
                Trabalho árduo, organização, disciplina, atitude, ação, boa rede de relacionamentos, antenados aos fatos que acontecem, estar preparado para o inesperado e fazer mais do que o possível são alguns dos fatores que  movem as pessoas otimistas.
                Sobre os pessimistas a esperança de mudanças para melhor! 

Feliz 2013 a todos!

Nenhum comentário: