jotofi



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Brasil x Educação




• É público e notório o avanço que o Brasil teve nos últimos oito anos. O desenvolvimento econômico deve ser acompanhado de um processo de evolução nos campos da saúde, educação, moradia, entre outros segmentos básicos ao desenvolvimento de qualquer nação.

• A questão educacional já apresenta a configuração de grande gargalo ao contínuo desenvolvimento desta nossa nação. Tudo é uma questão de vontade política. Veja-se o caso da China que ao longo dos últimos trinta anos, tratou de investir pesado na educação de seu povo, e os primeiros resultados já aparecem de forma altamente significativa na avaliação da OCDE – Organização para cooperação e Desenvolvimento econômico – onde este país alcançou o primeiro lugar em matemática, entre 65 países pesquisados e o nosso Brasil ficou no modesto 57o. Na avaliação da leitura, a China ocupou mais uma vez o primeiro lugar e o Brasil 53o.

• O que dizer de um país em que 74% dos que sabem ler, são incapazes de interpretar um texto? Outro dado assustador, é que na propaganda veiculada pelo Governo Federal na televisão, o professor é o profissional mais importante em vários países, e os resultados mostram que no Brasil esta carreira é uma das mais desprestigiadas, onde apenas 2% dos alunos do ensino médio desejam seguir a carreira do magistério.

• Outro ponto desalentador é a diferença na qualidade do ensino entre o público e o privado no Brasil. O ensino em colégios particulares difere em muito dos que compõem a rede pública.

• Na produção científica, o Brasil responde por ¼ do que a China produz.

• O que fazer então?

• Primeiro a vontade política de mudar a educação brasileira, procurando melhorar, qualificar e incentivar o professor para paralelamente tornar o ensino na rede pública tão bom quanto aos dos colégios privados. Isto tudo dentro de uma visão holística de que o desenvolvimento de uma nação, incluindo aí os avanços tecnológicos e a inovação não ocorrem na forma de milagre, mas sim com muito investimento em educação.

Um comentário:

Unknown disse...

Outra coisa importante é que o Ministério da Educação comece a incentivar a pesquisa científica no ensino médio.