jotofi



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Liderança e desempenho profissional



Você já se perguntou o que precisa ser feito?
Entre as diversas coisas que você faz quais aquelas que realmente fazem a diferença e mais se adéquam ao seu estilo de trabalho?
O problema maior reside na relação causa – efeito. Normalmente a visão foca a solução através da resolução da conseqüência das coisas e não da causa. As pessoas nem sempre dão atenção ao que está certo e focam tão somente “em quem está certo”.
Exercer liderança é desenvolver competências e habilidades dos colaboradores que trabalham sob orientação daquele que exerce o papel de facilitador do processo de gestão em uma organização.
É ampliar a visão no sentido de que se deve avançar sempre e que a linha do horizonte é o balizamento norteador desta atitude.
Drucker já dizia: “Administração é fazer as coisas do jeito certo. Liderança é fazer as coisas certas.
Caráter, coragem, lealdade, compromisso, visão, ação, atitude, coerência, pensamento positivo, são alguns traços de líderes, não esquecendo de mencionar a capacidade de delinear e prospectar cenários futuros, inovar sempre e ser capaz de ver aquilo que ninguém vê.
Visto isso, pergunte a você mesmo:
·         Em que sou bom?
·         Quais são minhas competências?
·         Quais minhas habilidades?
·         O que mais gosto de fazer?
·         Conheço meus pontos fortes?
·         Idem para os pontos fracos?

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Você gosta de seu trabalho?



 Av. Beira Mar - Fortaleza - Ce
·         Um dos problemas enfrentados pelos profissionais em seu cotidiano é a rotina do trabalho. Um aspecto interessante é que poucos são capazes de parar e pensar: Posso melhorar alguma coisa naquilo que faço?

·         O primeiro passo, refere-se a realização de um levantamento das necessidades não declaradas e que no cotidiano de seu trabalho quase você não consegue notar. Pode ser simplesmente fazer aquilo que você acha impossível de ser feito.

·         Outro aspecto massacrante, diz respeito a fazer sempre as mesmas coisas de um só modo. Não existe um só caminho para se chegar aonde se pretende! Procure fazer as coisas por um modo bem diferente. Saia da rotina de sempre.

·         Nos dias de hoje, sair do marasmo de uma rotina de trabalho diário exige que se faça as coisas de modo diferente do que era feita no passado. Para isso, você deve se perguntar: O que você poderia modificar na maneira de fazer o seu trabalho e alcançar resultados ainda melhores?


·         Outro ponto a ser considerado é aquele concernente a possíveis boas idéias. Compartilhe, avalie, veja os pontos positivos e negativos, a relação custo-benefício, bem como a estratégia a ser adotada para implementá-la.

·         Não esqueça! Pense sempre positivo e afaste-se de pessoas pessimistas, de tal modo que ao aparecer um obstáculo aparentemente negativo, faça uma leitura correta, pois ali você poderá encontrar aspectos positivos.