jotofi



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Educação e formação profissional


A imprensa brasileira e com maior |ênfase nos últimos dias, veículos de comunicação, procuraram lançar uma temática das mais importantes na área de formação profissional. O grande guru da administração, Peter Drucker dizia que "a mão-de-obra barata não seria um diferencial para o Brasil". Como este ícone da administração tinha uma visão de futuro formidável.
Eis que nos deparamos com este problema na medida que empresas ofertam trabalho e procuram pessoas qualificadas e pessoas sem qualificação procuram emprego. O que fazer? Esta é a pergunta que não quer calar.
Vontade política é a primeira condição básica. Com o crescimento da economia brasileira, a demanda por profissionais qualificados aumenta em progressão geométrica. Um país em que dos 8,5 milhões de estudantes que estão no ensino médio, somente 2,2 milhões concluem e ingressam no ensino superior, fica claro o grande gargalo existente.
Sem se falar na educação formal em si, o desenvolvimento de competências e habilidades de nossos profissionais é uma exigência do mundo do trabalho.
Precisamos de profissionais que se apresentem com perfil de liderança do ponto de vista de ser um facilitador do processo de trabalho em grupo, onde o coletivo predomine e contribua para alcançar os objetivos e metas traçadas com a colaboração de todos.
O empreendedorismo, particularmente como disciplina deve ser implantado a partir do ensino médio e incluido em todos os cursos de nível superior. Ser capaz de sonhar e transformar os sonhos em realidade, buscar soluções inovadoras e ser capaz de tocar um negócio próprio, é um dos pontos que merece a atenção de todos os educadores.
Trabalhar fortemente a formação profissional é investir em desenvolvimento de uma nação, principalmente pelo conceito de distância ter mudado com a utilização da internet.
Rever alguns conceitos de formação educacional no sentido de aprender a ser, aprender a fazer, aprender a trabalhar o coletivo e aprender a investir na própria formação profissional é questão de vontade política.
Atitude é tudo! Na nossa vida, tudo é questão de atitude!