jotofi



domingo, 28 de novembro de 2010

Organização é tudo!


O dia possui 24 horas, as quais devem ser bem aproveitadas em benefício de se viver um cotidiano mais saudável e com menos problemas. Você diariamente possui duas opções: Primeiro, planejar bem o que fazer durante o dia, separando aquilo que é importante das coisas mais urgentes e priorizar as ações.
Perfeccionismo não é mania e muito menos "toc". Perfeccionismo quando realizado com o objetivo de agilizar determinados procedimentos é uma ação benéfica, pois evita desgastes e possíveis gargalos.
Antes de levar problemas para seu superior, busque possíveis soluções, pois as pessoas que estão na linha de frente possuem oportunidades de contribuir enormemente para o crescimento de uma organização. Busque o simples, o coerente, o aplicável, sem ter medo de errar e aprender com o erro.
Cada dia é uma graça e se você aprender pelo menos alguma coisa durante cada dia, você crescerá sem dúvida, pois a vida é um eterno aprendizado. Faça o que deve ser feito e mais ainda, seja organizado, disciplinado, cumpra seus horários e verás que administrar o tempo é questão de preferência.
Faça sempre mais do que o possível, pois viver eternamente na zona de conforto não leva ninguém adiante. Acomodação pode parecer segurança, mas se você é um chefe e não tiver problemas e ficar sentado eternamente atrás de sua mesa, alguma coisa não vai bem.
Portanto: disciplina, organização, planejamento e pontualidade, constituem as ferramentas para um dia proveitoso.

sábado, 20 de novembro de 2010

Educação: Uma questão de vontade política

foto:gajop.org.br
Sempre ouvimos falar que a educação é a base de desenvolvimento de um povo. No presente momento, estamos a ver o nosso país crescer, sua economia cada vez mais se destacando no cenário mundial, a tal ponto de figurármos no que se convencionou a chamar de BRIC.
Se a economia vai bem, o mesmo não acontece com a Educação. Vejamos alguns dados obtidos pela  análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) de 2009.
Média de anos de estudo da população com mais de 15 anos: 7,5
Esse mesmo dado no nordeste: 6,3 anos
Os negros têm, em média, 1,7 ano de estudo a menos do que os brancos.
No tocante a população urbana comparada com a rural,  aquela tem 3,9 anos de estudo a mais do que a rural. Já no caso da renda, os 20% mais pobres têm, em média, 5,5 anos de estudo, enquanto os 20% mais ricos estudaram 10,7 anos.
Vamos ao que está por detrás dos números: Primeiro, a constituição federal indica que o ideal para anos de estudo mínimo são 8 anos. Disse mínimo! Os dados relativos a Educação na zona rural são discrepantes em relação a zona urbana e isso é um fator limitante ao desenvolvimento da região. Outro dado altamente discrepante e de exclusão social é no tocante a renda onde os 20% mais ricos possuem em média 10,7 anos de estudo comparados aos 20% mais pobres que possuem 5,5 anos. Realmente um fosso dos mais profundos no campo educacional, proporcionando uma desigualdade altamente excludente.
Cláudio Moura Castro, assinando um artigo em revista de circulação nacional, mencionou que "em uma universidade de elite, pediu que levantassem as mãos os que confortavelmente liam inglês. Não viu um quinto das mãos do auditório". Segundo ele, os europeus passaram do bilinguismo para o trilinguismo. Ainda falando sobre a realidade de nossas universidades mencionou: "Nossas universidades estão fora das listas das melhores, resultado da cortina de burrice, pois perdem pontos nos quesitos internacionalização".
Educação é tudo para um povo e ainda mais para um país que almeja ficar entre as cincom maiores potências econômicas. Portanto, o remédio para o Brasil no campo educacional se chama: "vontade política".
Educação é tudo!



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sucesso e trabalho

É público e notório que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. No mais, é muita dedicação e amor aquilo para o qual fazemos. Não existem regras para o sucesso, porém muita luta e a capacidade de administrar a si mesmo. O sucesso não é algo contínuo, ou seja o que é hoje, pode não ser mais amanhã.
Sucesso não é algo produto do individual, mas um somatório de um todo, de um coletivo, e saber reconhecer e valorizar esse trabalho é o "x" da questão. É necessário lembrar que na vida, tudo é cíclico tal qual uma senoíde, e como cita o Eclesiástes, há tempo para crescer, para construir, de tal modo que o processo é de construção contínua em função de objetivos propostos.
Então meu amigo, não deixe que o sucesso lhe suba a cabeça, pois o sucesso é um meio e não um fim.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sobre gestão e liderança


Muitos conceitos sobre liderança chegam até confundir alguns gestores, pois algumas pessoas acham que quanto mais se complica uma certa definição, mais rígido o monitoramento do superior imediato. Na liderança tudo que é qualidade deve ser somado, ao contrário das dificuldades que devem ser subtraídas. Ninguém é líder sem se esforçar, então todo esforço deverá ser multiplicado e as tarefas divididas, incentivando o trabalho em equipe.

Líder não concentra o trabalho sobre si mesmo. Liderança é antes de tudo o exercício da capacidade de descobrir jovens talentos, consequentemente aparar possíveis defeitos e desvios de conduta, despertando competências e habilidades de tal modo que comportamentos sejam influenciados.

Outro ponto que desafia os que exercem liderança em organizações diz respeito ao fato de que liderar em tempos de aldeia global, em que se pensa globalmente e se age localmente, é a capacidade de lidar com a informação e transformá-la em comunicação. A postura do líder em lidar com um processo de comunicação eficiente demonstra que liderar uma equipe está diretamente ligado à capacidade de agir no que chamaríamos de liderança global.

Outro ponto importante é que o líder não só lidera equipes, mas antes de tudo lida diariamente com pessoas e é bom lembrar que as pessoas gostam de se sentir necessárias e ter seu trabalho reconhecido. Isto exige uma liderança facilitadora com o intuito de fornecer um ambiente propício ao comprometimento dos colaboradores, pois caso isso não se verifique, eles se limitarão a fazer somente o mínimo necessário.

É como Sidney Rezende (CBN) falou: A paixão é o combustível da caminhada pelo sucesso.