jotofi



segunda-feira, 27 de julho de 2009

FRASES QUE MARCAM




Existem frases que traduzem fortes mensagens e contribuem para nosso aprendizado. Muitas vezes, alguns oradores fazem questão de mencionar frases de efeito, as quais podem servir de referência para a vida de cada um de nós. Mas como interpretá-las em seu sentido mais amplo? Como podemos aprender com elas?
“Quem pede recebe e quem se desloca tem preferência”. Essa frase se constitui em uma referência no sentido de que não podemos ficar esperando as coisas acontecerem. Temos que nos deslocar para termos a preferência em receber. Sair da zona de conforto e não se acomodar nunca.
“Os últimos serão os primeiros”. Desde que não sejam retardatários, os últimos poderão ser os primeiros, mas deixar tudo para a última hora não é mais vantagem competitiva em um mundo globalizado que exige postura pró-ativa das pessoas. É tudo questão de ter ou não compromisso com o trabalho, com a causa que está em questão e até mesmo com a própria vida pessoal e profissional.
“Nós nem sempre temos aquilo que queremos, mas se lutarmos teremos o que precisamos”. A vida de qualquer ser humano deveria ser pautada no “ser” e não pelo “ter”. Isto posto, lutar pelo que você necessita é fator primordial para uma vida feliz. Diga não ao materialismo, não ao exibicionismo e lute pelas coisas simples e eficazes que contribuem para o engradecimento de sua personalidade.
“Somos aquilo que costumeiramente fazemos”. Nosso comportamento expressa na maioria das vezes aquilo que somos. Isto está implicitamente ligado ao provérbio que diz: “Digas com quem tu andas e eu te direi quem és”. Olhe ao redor e veja quem lhe acompanha, examine seu comportamento e verás que és um reflexo disso tudo.
Finalmente, saiba que cada um pode escolher o que semear, mas a colheita só será feita daquilo que foi plantado.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Conhecendo os Numerati



A era da informatização criou um mundo virtual dentro de um mundo real e nesse contexto, cada vez mais, matemáticos e estatísticos vasculham as trilhas navegadas de tal modo que podem acompanhar que portais estamos acessando e identificar demandas potenciais em função de nossa navegação pelo mundo da internet.
O mundo dos numerati é constituído de uma varredura completa daquilo que vemos na internet, e do que vemos, decompor em partes e a partir daí calcular e agregar valores potenciais às demandas espontaneamente por nós registradas nas diversas páginas em que navegamos.
A pergunta que se faz é: Será que esses números quantificados em função de incontáveis varreduras daquilo que os internautas vêem realmente refletem a expressão dos anseios e necessidades de cada pessoa? A resposta é que nem sempre expressam a realidade, muito embora, possam induzir potenciais demandas de consumo por parte daquelas pessoas ávidas por inovações de mercado.
Um modo bem mais simples, mas com muitas limitações, principalmente quando é o caso de se divulgar coisas boas, é a informação de boca em boca, em que pese a sua lentidão. Partindo desse princípio é que os numerati, agilizam uma série de informações de diferentes pessoas que acessam a internet, e tudo isso com muita rapidez. São banco de dados, currículos, projetos, blogs, páginas de Orkut, e por aí vai.
Se imaginarmos páginas de relacionamento como Orkut, isso por si só, constitui uma inesgotável fonte de informações para os numerati, pois trata-se de uma rede social aberta, acessível a coleta e tabulação de dados.
Agora é preciso saber que números por si só ainda são incompletos. O importante é tomar conhecimento do que realmente esses números querem dizer, ou seja, tomar conhecimento do que está por detrás dos números. Se antes, ao escrever um artigo, ou até mesmo um livro a preocupação maior era saber se as pessoas gostavam, hoje para ter essa resposta é necessário saber quantas pessoas viram tal artigo ou tal livro na internet. É isto mesmo que você está pensando caro leitor! O futuro está nos números e naquilo que eles querem dizer, e isso cada vez mais vai ser utilizado para identificar demandas e para o próprio benefício das pessoas.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PARA VOCÊ REFLETIR




Já tive a oportunidade de mencionar por diversas vezes da necessidade que todo profissional tem, de se dedicar a tirar alguns minutos durante o dia para fazer reflexões sobre sua postura e suas atitudes. Convido você, caro leitor, a compartilhar comigo alguns desses pontos.
Não basta ter um sonho de vida, mas antes de tudo lutar muito por sua realização e para isto acontecer, mais do que nunca, você deve acreditar no seu potencial. Pré-requisito número um para concretização deste sonho: invistir na educação e consequentemente na aprendizagem contínua.
Se você pensa que trabalhar com pessoas melhores do que você é coisa de outro mundo, fique sabendo que é com elas que você terá muito a aprender. O resultado não ocorrerá como decorrência de uma sorte ocasional, mas sim do fato de que você pode se dedicar a fazer o melhor possível e até mais do que o possível. Isto se chama vontade.
Quando tudo lhe parecer obscuro e enfadonho de maneira tal que o tédio vira rotina, pense que a mudança pode lhe fazer bem e veja que o limite de partir para o novo, ou o inusitado, está na divisão da realização e acomodação. Ao optar pela primeira, novos horizontes aparecerão bem como novos desafios. Caso insista em manter a segunda, ficando em sua zona de conforto, a mudança poderá até surgir, mas o tempo será o senhor da razão. Isto se chama atitude.
Nunca diga que a sorte lhe falta. A sorte é um somatório das oportunidades que aparecem com suas competências para colocá-la em prática. Repare que muitas vezes, nesse momento, uma idéia que lhe surge, aparentemente sozinha nada significará, mas se ela surge em decorrência da identificação de uma determinada necessidade de mercado, é o momento de desenvolvê-la e montar um negócio de sucesso. Isto se chama empreender.
Finalmente, realização não é ter, é ser. Realização é o somatório de seus sonhos, mais suas possibilidades, com sua lucidez e com o estímulo do meio em que você vive. Procure vencer os desafios que se apresentam. Não se preocupe com o sucesso, ele virá com o decorrer do tempo. Isto se chama realização profissional.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quando pedir ajuda se torna oportunidade de aprender






Normalmente quando você procura um dado endereço a ajuda de alguém se torna a oportunidade certa para aprender e consequentemente chegar ao seu destino. Isso mesmo, pedir ajuda é sempre momento importante para se aprender. Logicamente é preciso saber a quem, como e quando pedir essa ajuda.
Antes de tudo, tenha muito cuidado para não protelar o pedido de ajuda e desse modo transformar o que seria a possível solução em um problema. Diria mesmo que a solicitação poderia ser feita como um pedido de sugestão, pois isto deixaria a outra pessoa mais a vontade. Então, peça uma sugestão em vez de pedir ajuda.
A iniciativa que você deve ter para alcançar a informação para resolver algum impasse em seu trabalho ou em suas relações interpessoais, deve ocorrer de modo a que venha superar receios e proporcionar melhores resultados em sua vida. Logicamente para alcançar sucesso nesta ação, o primeiro passo é saber ouvir as pessoas, depois ter humildade e saber que pedir ajuda a um colega muitas vezes é uma questão de sobrevivência e um teste de humildade para cada um de nós.
Em determinados momentos, você pode solicitar uma opinião ou até mesmo uma ajuda mesmo que não esteja precisando. Isso é um ato de sabedoria, pois irá levá-lo a uma reflexão sobre o assunto. Veja a situação quando você vai comprar uma roupa e a pessoa que lhe atende diz: Em que posso ajudá-lo? Ela será até mesmo capaz de lhe sugerir uma roupa que seja mais adequada a você do que se fosse você mesmo que escolhesse.
Finalmente, é bom lembrar que em toda solicitação de ajuda a confiança é a base de tudo e que a informação é a solução. Falando nisso, você já deve ter se aborrecido com os serviços de telemarketing onde os atendentes são frios e parecem um robô. Não seria melhor um atendimento personalizado, onde você como cliente fosse tratado com respeito e tivesse seus anseios e necessidades atendidos? Posso ajudá-lo?