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sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A prática do Servir


Se observarmos a vida de Jesus Cristo, veremos que a prática do "servir", quando ele recomendava amar ao próximo, é um exemplo de desenvolvimento de liderança e também de bom exemplo.
Exercer a liderança sobre pessoas passou a ser o novo modelo de gestão. Nos dias atuais, quando se fala muito no desenvolvimento de habilidades e de competências, deve-se acrescentar o desenvolvimento do aprender a servir. Os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos, somados à informação, geram muitas oportunidades que se traduzem em conhecimentos a serem aplicadas na arte de liderar, principalmente quando você for capaz de fazê-lo fora de seu local de trabalho.
A liderança servidora não tem o foco só nos resultados, mas antes de tudo nas pessoas que buscam alcançar esses alvos. O líder tem a atuação de um facilitador quando, ao passar a atuar junto a sua equipe, transmite motivação. Mas ser um líder servidor requer uma boa dose de aptidões que são necessárias para a boa convivência. Uma delas é a prática do “saber ouvir”. Já prestaram atenção como pessoas com traços de liderança servidora escutam bem e também prestam muita atenção a você. Outro requisito é a construção de uma boa rede de , a qual é fundamental porque ninguém vive isolado.
Outro ponto a considerar diz respeito ao compartilhamento de ações como: alegrias, tristezas, preocupações, derrotas, etc. É uma atitude que demonstra que o líder servidor não é insensível ao que se passa com os outros. Deve ser incluído nesse processo o compartilhamento junto com o grupo de colaboradores, processo esse transparente e que legitima as decisões.
O mundo em que vivemos sofre pressões diuturnamente para ser um mundo material, onde quem tem valor é a etiqueta da roupa, a marca do carro, do perfume, assim por diante. O valor atribuído às pessoas fica na maioria das vezes em segundo plano. Ao contrário da liderança usual, a liderança servidora faz com que o líder valorize as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da empresa, havendo uma perfeita sintonia entre desenvolvimento pessoal e empresarial.
Você, amigo leitor, poderia perguntar se tal tipo de liderança se adequaria à cultura empresarial brasileira. Digo-lhe que a prática da liderança servidora é feita com base na autoridade e conseqüentemente pela influência pessoal, é mais criativa e propicia um clima de maior cordialidade ente os colaboradores. Aplicar esse estilo é uma questão de visão sobre os objetivos, metas e resultados que se pretende alcançar, e uma busca contínua pelo sucesso de todos os colaboradores, dos produtos, processos e serviços ofertados pelas empresas.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ética fundamentada na natureza


Segundo o próprio Leonardo Boff, “A base de toda construção ética, cujo campo é a prática, se baseia nesta pressuposição: a ética surge quando o outro emerge diante de nós”. Embora nossa sociedade pregue por todos os lados a questão ética, no cotidiano o que se vê é que a ética é não ter ética, ou seja, é fazer tudo ao contrário do que deveria ser feito.
A ética oportuniza a todos que tratem o semelhante como deveriam gostar de ser tratados, permite discutir claramente as idéias no sentido de administrar as diferenças e nesse processo de desentendimento aparente, em que se deveria respeitar as idéias dos outros, o construtivismo seria um processo de construção permanente a partir da própria desconstrução.
Em sua dupla dimensão, o ser humano é ao mesmo tempo partícipe e co-partícipe do processo de compreender que mais importante do que um acontecimento é como você irá reagir ao próprio acontecimento. O ser humano é um produto do meio e dele dependerá constantemente, não só com o relacionamento com seus semelhantes, mas também com a própria sociedade em que ele se encontra inserido e com as questões ligadas ao meio ambiente.
A ética surge a partir do modo como se estabelecem as relações interpessoais. Pode fechar-se ou abrir-se ao outro, pode querer dominar o outro, pode entrar numa aliança com ele, pode negar o outro, não respeitando-o mas incorporando-o, submetendo-o ou simplesmente destruindo-o.
A vida humana é constituída de valores, e o homem enquanto ser humano tem uma missão a cumprir a qual é baseada em seus valores e princípios, para consigo mesmo e para com os seus semellhantes. A natureza humana do ponto de vista fixista e metafísico não é nem será nunca inflexível, mas mutável, dinâmica e construída de modo contínuo.
A natureza em si não é somente matéria. Essa visão puramente materialista ignora até mesmo a vida no solo. O solo tem vida, pois faz parte da natureza. Nesse sentido, o ser humano não possui limitações, mas apenas não sabe gerenciar bem aquilo que deseja. Veja como ele avalia o conceito da felicidade! Muitas vezes aquele que diz não ser feliz não sabe que não o é porque não põe a felicidade aonde está.

Finalmente é preciso compreender que é nas diferenças que o processo construtivo busca e consegue as soluções, mesmo em um mundo onde a virtualidade compete com o semelhante no tocante a construção de uma rede de relacionamentos.
Dizer não a processos de exclusão é fundamental. Pregar a verdadeira ética como um valor humano desejável de formação de caráter íntegro é missão de cada um de nós. A ética praticada com premissa em falsas verdades é predatória, irresponsável, individualista, perversa para com os outros, tratados com dissimetria e injustiça nos processos produção, de distribuição e de compensação. Ela é cruel e sem piedade para a grande maioria dos seres vivos humanos e não humanos. Por fim, ela ameaça o futuro da biosfera e do projeto humano.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Qualidade Total e as Necessidades e Expectativas dos Clientes.


Aproxima-se o final do ano, época em que as vendas e consequentemente os negócios prosperam com a injeção de recursos financeiros oriundos do pagamento do décimo terceiro salário. Você já avaliou como sua empresa se prepara para atender as necessidades e expectativas dos clientes? Vamos então lembrar alguns pontos fundamentais no que diz respeito à Qualidade Total.
Partindo do princípio que os clientes constituem a própria razão da existência da empresa, é bom lembrar que se faz necessário antever as reais necessidades dos clientes e trabalhar no sentido de superar toda e qualquer expectativa que eles tiverem.
O modelo administrativo de sua empresa deve ser o mais participativo possível para transmitir energia positiva para seus, de maneira que o objetivo maior é conseguir um efeito sinérgico no qual o todo é maior do que a soma entre as partes. O comprometimento de todos tem um objetivo maior que é o atendimento das reais necessidades dos clientes, lembrando que aquele que vende, vende soluções, vende sonhos.
Algumas palavras são mágicas para o sucesso de vendas em uma empresa. Comprometimento no sentido de realmente vestir a camisa da organização, confiança na valorização dos produtos e serviços que são vendidos, propósito em função dos objetivos que se pretende alcançar, bom humor e acrescido a ele à boa receptividade para com o cliente, além daquele sorriso. É sorriso, isso mesmo! Lembre-se que em uma empresa que pratica a qualidade total, pelo sorriso não se distingue quem é cliente e quem é colaborador.
Diga não ao comodismo e procure sempre a melhoria contínua. Acompanhar, e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade, é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Adote uma visão holística e sistêmica gerenciando por processos e lembre-se que tudo se acha integrado em uma cadeia: pedidos, estoques, crédito, atendimento, embalagem e entrega. Aproveite e comece enquanto é tempo a fazer uma avaliação desses procedimentos. Breve voltaremos ao assunto.