jotofi



sábado, 31 de maio de 2008

BIOCOMBUSTÍVEL E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


Nas últimas semanas a imprensa escrita, falada, televisada e via internet, abordou a temática dos biocombustíveis e a produção de alimentos. Resisti um pouco para falar sobre o assunto, mas gostaria de levar você caro leitor a fazer uma reflexão segura sobre tão importante tema.
Gostaria de mencionar que a opção brasileira para produção de álcool combustível é baseada no etanol (cana-de-açúcar), explorado em uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, de um total de 400 milhões de terras disponíveis para cultivo, e a segunda com a produção de biodiesel com soja, mamona, girassol e outras oleaginosas. Diferentemente do modelo brasileiro, o que ocorre nos Estados Unidos é a utilização do milho para produção de etanol, principalmente pelo fato deste alimento ser considerado de primeira necessidade, e que os americanos em 2006 destinaram 14% de terras cultiváveis para seu plantio.
No caso brasileiro, o Governo Federal incentiva o plantio de mamona, girassol, pinhão-manso para produção de biodiesel e recomenda que estes cultivos sejam preferencialmente realizados por agricultores familiares (geração de trabalho e renda), sendo os plantios consorciados com feijão, por exemplo. Produz-se ao mesmo tempo a matéria prima para o biodiesel e juntamente no mesmo espaço, produz-se alimento. Nos Estados Unidos a coisa é diferente, pois o objetivo dos americanos é alcançar o patamar de 30% das terras cultiváveis produzindo milho para combustível. Quanto mais produção para etanol, menor para alimentação.
Opiniões existem e devem ser respeitadas, assim como existem os analistas econômicos, mas é preciso ter calma a abordar tal tema para que se chegue a algumas conclusões:
1. Países considerados emergentes apresentam uma melhor distribuição de renda e consequentemente, as classes C, D e E estão se alimentando melhor. Em 1975, um chinês consumia em média 20 quilos de alimento por ano. Hoje ele consome 50 quilos
2. O alimento em alguns países está caro porque a população mundial continua crescendo podendo chegar em 2050 a 9 bilhões de pessoas.
3. Os EUA optaram pelo milho para biocombustível.
4. O Brasil não é responsável pelo aumento dos preços de alimentos. Na verdade, em parte, a elevação é conseqüência da diminuição da área plantada e dos subsídios dados por países como os Estados Unidos.
Finalmente, fica claro que é possível manter o incremento de alimentos e paralelamente ter uma política, justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável para a produção de biodiesel. Espera aí! Quem foi que disse que o “Brasil é o país do Futuro”?

sexta-feira, 30 de maio de 2008

A importância do ensino profissional tecnológico


É do conhecimento de todos que o mercado de trabalho cada vez mais, exige atributos concernentes a competências e habilidades do trabalhador. As ofertas de trabalho nem sempre são atendidas por falta de pessoas qualificadas o suficiente para preencher as vagas oferecidas.
O ensino profissional e tecnológico foi por muito tempo colocado em segundo plano em nosso país. A regra então, era priorizar a formação de profissionais de nível superior pelas universidades, gerando para o mercado professores, pesquisadores e profissionais liberais.
Somente agora, o Governo Federal resolveu priorizar o ensino técnico e tecnológico. O Estado do Ceará desenvolveu um modelo de ensino Profissional e Tecnológico que passou a ser referência no Brasil que é o Instituto Centro de Ensino Tecnológico – Centec. Trabalhando a formação inicial e continuada de trabalhadores através dos Centros Vocacionais Tecnológicos, formação técnica através dos CVTEC´s e FATEC´s e tecnólogos de nível Superior nas FATEC´s.
Demonstrando de forma clara que é possível formar profissionais empreendedores, nos últimos três anos alunos do Centec ganharam premiações em nível estadual, regional e nacional. O prêmio do protótipo da cadeira de rodas “modelo econômico” se constitui num caso que demonstra claramente que uma cadeira de rodas pode ter preço acessível e deste modelo atender a uma grande demanda reprimida de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Outro exemplo foi à premiação do projeto de produção de mel de abelha em grânulos, tecnologia essa que permite contribuir com mais uma opção de uso do mel como alternativa para substituir o açúcar comum e assim contribuir para uma alimentação mais natural.
Outro caso recente foi à premiação do queijo industrial de melhor qualidade no Festleite realizado no município de Quixeramobim, assim como o trabalho realizado na Fatec de Limoeiro do Norte sobre a recuperação de matas ciliares do Rio Jaguaribe e a de Quixeramobim, projetos de garagem digital e melhoramento genético da carne de ovinos e caprinos.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

REFLITA

Nada adianta ter competência e não ter estratégia definida.

Criatividade é um bom antídoto para a adversidade.

Trabalhar em equipe é saber lidar com as diferenças.

Comemore as diferenças, mas não esqueça de expressar seus sentimentos de maneira produtiva.

Se você é capaz de detectar tendências, descobrir novas oportunidades e utilizar bem seu lado criativo, o mercado anda a sua procura.

Se você quer ter sucesso e trabalhar menos, aprenda a trabalhar em equipe.
A necessidade é a mãe da inovação.

Sucesso é uma boa dose de talento e boa formação, mas é preciso ficar atento à intuição e saber quando mudar.

A incerteza é elemento essencial da vida. Muitas vezes ela se torna o complemento do conhecimento.

terça-feira, 27 de maio de 2008

EMPREGO X TRABALHO

Os noticiários enfatizam quase que diariamente a oferta de vagas de trabalho existentes no mercado e a demanda por profissionais qualificados. A última pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela dados preocupantes e ao mesmo tempo sinalizadores para nosso país.
Dados revelados mostram que a maior carência de mão-de-obra se encontra na indústria, a qual demanda pelo maior contingente de trabalhadores qualificados e com experiência profissional. Ao mesmo tempo, ela revela que existe uma maior demanda profissional pelo seguinte perfil de trabalhador: homens (65%), na faixa de 31 a 37 anos, cursando pelo menos o ensino médio com no mínimo oito anos e no máximo 12 anos de estudo, que aceitem trabalhar com salários que variam de R$640,00 (indústria têxtil e de calçados) e R$1.916,00 (setor financeiro).
Para a região Nordeste, a oferta de mão-de-obra e demanda de empregados qualificados e com experiência profissional apresenta um saldo positivo de 135.026, ou seja: a oferta de mão-de-obra é de 380.912 e a demanda de empregados formais é de 245.886. Um dado muito significativo da pesquisa é que no Brasil existe um descompasso entre os setores que mais geram vagas e os que contam com estoque de pessoas disponíveis.
Um dado até certo ponto assustador é que o Brasil possui cerca de 9,1 milhões de trabalhadores demandantes de emprego, sendo que, 1,7 milhão possuem qualificação e experiência profissional adequada aos postos de trabalho gerados. O setor de serviços com 35,4% de empregos formais abertos é o que mais responde por postos de trabalho ofertados, seguido do comércio e reparação de produtos com 25,3%.
Finalmente, temos que o déficit de mão-de-obra qualificada e com experiência profissional no Brasil para este ano, deverá ultrapassar 123,3 mil vagas formais abertas em setores da indústria de transformação e de extrativismo e do comércio de reparação de produtos.
Políticas públicas direcionadas a formação inicial e continuada de trabalhadores, fortalecimento do ensino profissionalizante nos níveis técnico e tecnológico, constituem ações urgentes sob pena de nosso país começar a importar mão-de-obra de outras nações.

sábado, 24 de maio de 2008

Disciplina e Organização

Quando falamos das relações de trabalho nos dias de hoje, nos deparamos com duas situações distintas: Ser um colaborador conservador, esperando que as coisas aconteçam naturalmente, ou ter uma postura pró-ativa e procurar se anteceder aos fatos para que as soluções ocorram mais rápidas. Esta é uma dúvida cruel de um amigo que me procurou porque se dizia perdido no tocante à postura que devia adotar na sua empresa.
Segundo ele, é muito comum na organização em que ele trabalha as pessoas dedicarem quase 40% da manhã a abrir e-mails e não saberem se livrar dos “spams”, e ainda por cima de tudo, iniciam seus trabalhos com o messenger “on line”, ou seja, começam a digitar um texto e sem esperar, aparece na tela do computador a mensagem. Para complicar mais ainda a situação, o seu superior diz que a comunicação na empresa deve ser realizada através de e-mails, e o pior é que muitas vezes ele é cobrado por uma tarefa que supostamente não teria realizado, mas seu colega que fez a reclamação não foi capaz de abrir o e-mail e ver o seu pedido atendido.
A solução para esses e outros problemas se encontra na disciplina e organização do trabalho. É preciso avançar sempre, muito embora se saiba que em algumas vezes é preciso recuar para avançar posteriormente. Alguns ambientes de trabalho são demarcados pela falta de comunicação, rodeados por falta de comprometimento, onde as tarefas são apenas executadas, sem qualquer tipo de motivação. Para Eugenio Mussak, professor e consultor em desenvolvimento humano, a dose certa para se disciplinar é integrar três fatores: coragem, persistência e relevância. Disciplina é colocar toda energia à disposição dos objetivos que se pretende alcançar.
É necessário o estabelecimento de uma cultura organizacional que mostre para os colaboradores o caminho que a empresa deseja trilhar, conhecendo muito bem a missão e a visão, combatendo os desperdícios, implantando ações modernas e objetivas e porque não dizer “limpas, reduzindo desperdícios e otimizando o potencial humano, fornecendo autonomia, iniciativa e colhendo com a criatividade que brotará em decorrência de uma maior liberdade para trabalhar.
“Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma. Para ter um cotidiano melhor, mais saudável e mais feliz, organização e disciplina são muito mais importantes”, destaca Abílio Diniz em seu livro Caminhos e escolhas.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES

Desenvolver habilidades procurando se descobrir a cada dia deve ser um dever do profissional que tenta manter sua empregabilidade em alta. Normalmente não é preciso exagerar na dose de dedicação para alcançar este objetivo. Cada oportunidade que aparece para você se atualizar deve ser aproveitada.
Algumas pessoas, no entanto nem sempre estão preparadas para melhorar o seu grau de empregabilidade. Outro dia ouvi um relato de uma pessoa que disse que aprendeu coisas novas quando seu superior imediato pediu que ela substituísse um colega que estava de férias. Mudar momentaneamente de função é uma oportunidade para estimular o desenvolvimento profissional e abrir os horizontes.
Um recurso muito forte para melhorar o grau de empregabilidade se chama leitura. Ler é antes de tudo aprender. Manter-se informado é fundamental para obter conhecimento. Além do mais, a administração do tempo para a leitura é uma ação que cabe a qualquer pessoa, pois o tempo é questão de preferência. A leitura promove o aprendizado e torna-se indutora do processo de aprendizagem.
Dizem que uma pessoa é competente quando ela faz justamente o que se espera que ela seja capaz de fazer. Ultimamente, já se fala até no metacompetente, que é aquele que faz mais do que se espera. Daí, o profissional que deseja se manter atualizado deve procurar otimizar ao máximo o seu potencial de trabalho, procurando examinar em quais situações ele é bom, e daí procurar obter o melhor desempenho possível.
Algumas situações devem ser observadas nesse processo. A primeira delas é que não se vive só do trabalho. É preciso pensar na vida pessoal e deixar os problemas para hora marcada. É bom saber buscar a qualidade de vida sabendo no entanto que a perseverança é uma grande ferramenta para alcançar os objetivos planejados, e a esperança e a crença em si próprio constituem o combustível para se chegar ao sucesso profissional.

O PODER DA CRIATIVIDADE

· O brasileiro é um ser altamente criativo, porque não dizer engenhoso ao máximo, a tal ponto de transformar coisas simples em complicadas, dificultando muitas vezes a solução de um determinado problema. Em princípio isto parece ser até contraproducente, haja vista que, criatividade seria transformar o complicado em simples.
Ser criativo é ser ousado, ser capaz de olhar para dentro e ver o que ninguém enxerga e ir aonde muitos ainda não foram. Criatividade tem muito do estilo do temperamento, de atitudes pessoais, hábitos e valores. Ser criativo também é ser motivado, saber trabalhar bem a intuição, a percepção, o saber aprender sempre além de focar o pensamento no sonho, nas idéias abstraindo-se para buscar o invisível.
A criatividade pode ser também uma forma saudável e altamente desenvolvida da intuição, o que faz do criador uma pessoa rara e diferente. A intuição pode ser uma contribuição pessoal do indivíduo para soluções de problemas. Muitas vezes, quando estamos diante de um dado desafio chega um momento em que todas as dúvidas concretas foram esclarecidas, mas ainda assim não há meios de optar por esse ou aquele caminho. Neste momento, aquele que é capaz de usar a criatividade e o poder de síntese, rapidamente chegará ao resultado esperado, enquanto alguns outros ainda ficam discutindo sobre o tema em questão. Sobre o assunto em questão, Jach Welch, ex-executivo da General Motors disse: “Se esperarmos a resposta perfeita seremos atropelados pelo mundo”.
É incrível como certas pessoas gostam de condenar aquele que é curioso. Ser curioso é uma maneira de exercitar a criatividade, pois ela exige questionamento constante. A busca pelo desconhecido induzida pela curiosidade pode gerar idéias comportamentos surpreendentes, relevantes e úteis. Aquela voz que vem do interior do seu cérebro – intuição - que diz que você faça algo e às vezes não faz, pode ser simplesmente a criatividade querendo se expressar. Nesse momento, é pegar ou largar.
"Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente".
Albert Szent-Gyorgyi

quinta-feira, 22 de maio de 2008


SOBRE ABALOS SÍSMICOS NA ZONA NORTE


Esta semana, mais uma série de abalos sísmicos foi registrada pelos laboratórios de sismologia da UNB e da UFRN, cujo epicentro fica entre a serra do Jordão (distrito de Sobral) e serra da Meruoca. No dia 20/05/08 foi de 3.3 na escala Richter e em 21/05/08 foram dois maiores de 4.2 e 3.9. (vide imagens em anexo). Existe falha geológica naquela região, e a evolução nos últimos dois anos teve sua amplitude aumentada (0,5 até 4.2). Perguntar o que vai acontecer hoje, amanhã, não temos resposta. O importante é conscientizar as pessoas sobre a convivência doravante com essa causa. O abalo de 4.2 repercutiu em Fortaleza.

Profissional de Tendências

Profissional de tendências O mundo do trabalho procura de forma contínua por profissionais que apresentem características de visionários e que sejam sonhadores ao ponto de preverem cenários futuros. Um dos pontos essenciais é a necessidade do aprendizado contínuo, que permite o profissional se manter atualizado. Vale ressaltar que o contexto de abrangência para tal situação exige que os conhecimentos extrapolem a área de conhecimento do profissional, incluindo até informações sobre fatos da atualidade. A busca pelo desenvolvimento pessoal é ingrediente básico para que o profissional mantenha em alta sua empregabilidade. Desenvolver a capacidade empreendedora, procurando ser criativo, lógico, racional, trabalhando de preferência com equipes de alta qualidade, participando e contribuindo para a solução dos desafios enfrentados, dividindo as vitórias e incentivando todos colaboradores a aprender com os erros. Um ponto importante é o que diz respeito aos valores humanos que tornam o profissional mais conceituado. Um profissional solidário, disponível para somar sempre, procurando ajudar, colaborando para o desenvolvimento da equipe. Ser solidário só não basta, é preciso ser íntegro, pois a integridade é peça fundamental no mundo dos negócios, onde somada a ética se constitui em um pilar sólido para o profissional de tendências. Ser um profissional de tendências é trabalhar antenado na busca e manutenção da qualidade de vida, da valorização do bem-estar, da saúde e da prática do bem servir. É ser um profissional correto, responsável e voltado para em sua organização praticar a responsabilidade social. É saber trabalhar e pautar suas relações interpessoais gerenciando a atitude atrelada à razão e escutando sua voz interior (intuição). Finalmente, saber que as ferramentas tecnológicas foram feitas para ajudar o ser humano a resolver problemas e não para escravizá-lo. * Joaquim Torres, Doutor em Agronomia

Tema da semana

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA X INOVAÇÃO SOCIAL

Joaquim Torres*

Inovação segundo Schumpeter (1926) é a introdução de um novo bem ou de um novo método de produção, podendo também ser a abertura de um novo mercado ou a conquista de uma nova fonte de suprimentos.
Já a tecnologia é entendida como o conjunto de conhecimentos direcionados à solução de problemas práticos (know-how) bem como as ferramentas e artefatos utilizados para alcançar essas soluções. O desenvolvimento da tecnologia se inicia com uma grande idéia, a qual passa por um processo de enriquecimento, originando um grande projeto de pesquisa e desenvolvimento, tendo como resultado um produto ou processo, o qual a partir da aceitação e primeira comercialização se torna uma inovação tecnológica.
E afinal, o que se considera uma inovação social? São inovações, que estão ligadas a um processo de melhoria do bem-estar dos indivíduos ou das comunidades, através da geração de emprego, de um melhor acesso ao consumo e da participação, podendo assumir as mais diversas formas. Pergunta-se: Que motivos levariam a se criar uma dicotomia entre a inovação tecnológica e a social?
A Inovação tecnológica resulta de um processo social e, de um modo geral, é impossível difundi-la sem fazer apelo às inovações sociais. Vale salientar que a recíproca também é verdadeira. As inovações sociais procuram sempre buscar soluções para questões ligadas às questões econômicas.
As inovações tecnológicas devem agregar o caráter social, bem como também atentar para questões relacionadas ao meio ambiente. Vejam os resultados do micro crédito, da inclusão digital, da rádio comunitária e tantos outros.
Torna-se imperativo administrar o conceito de inovação tecnológica com boa dose do social sob pena da relação causa – efeito ser bem mais danosa.